Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » As piores armadilhas de carreira para quem é da geração Y


24/08/2015


As piores armadilhas de carreira para quem é da geração Y



As piores armadilhas de carreira para quem é da geração Y

São Paulo - Se você nasceu entre 1981 e 1994, pode comemorar: você faz parte da juventude mais bem educada e informada que já existiu no planeta.

Quem afaga o ego da geração Y é Alfredo Motta, co-autor do livro “Código Y - Decifrando a geração que está mudando o país” (Editora Évora), em parceria com Marcos Calliari.

“Além de ser mais tolerantes do que seus pais e avós, eles estão dispostos a abraçar conceitos como diversidade e sustentabilidade, inclusive no trabalho”, afirma.

Segundo Motta, a maioria dos “ípsilons” brasileiros teve a sorte de nascer num ambiente de relativa prosperidade econômica - o que lhe rendeu uma educação melhor e acesso precoce à tecnologia.

No entanto, esses mesmos privilégios trazem desvantagens do ponto de vista comportamental. Acostumados à fartura de oportunidades - e de elogios - os jovens alimentam grandes expectativas sobre seu próprio futuro profissional.

Não sem motivo, impaciência, arrogância e fragilidade emocional já se tornaram clichês para descrever o grupo. 

Veja a seguir 7 armadilhas de carreira a que a geração Y está especialmente suscetível:

1. Não investir em inteligência emocional

A dificuldade para lidar com emoções é o maior entrave ao crescimento profissional do jovem, segundo um estudo recente da consultoria YCoach. O problema é ainda maior por conta da escassa experiência da geração Y com crises econômicas.

“Antes, o jovem podia pedir demissão se a empresa o frustrasse”, diz a consultora Eline Kullock, presidente do Grupo Foco. “Com a recessão e o aumento do desemprego no Brasil, ele vai precisar pensar duas vezes antes de ceder às emoções do momento”.

2. Colecionar experiências incompletas

A impaciência e a ansiedade por mudanças leva muitos jovens a trocar de emprego constantemente. Segundo Motta, estima-se que um representante da geração Y tenha, em média, 17 empregos diferentes ao longo da vida.

A consequência de todo esse pula-pula é a ausência de realizações consistentes no currículo do jovem. “Não dá tempo de fazer nada muito profundo numa empresa se você passa tão pouco tempo nela”, explica o autor.

3. Abusar do método “tentativa e erro” 

Quando compra um produto eletrônico, você lê o manual de instruções ou sai experimentando os botões? Segundo Eline, ninguém mais busca explicações prévias para nada: o aprendizado se dá quase exclusivamente de forma empírica.

O preço desse hábito é desconsiderar a importância do embasamento teórico para a tomada de decisões. “Nem tudo pode ser aprendido na prática”, diz a especialista”. “Você precisa de bagagem para criar e implementar projetos”.

4. Achar que empreender é fácil 

Criar o novo Google ou o novo Facebook não depende apenas de uma “grande ideia”.

De acordo com Motta, a geração Y tende a subestimar a dificuldade de criar uma nova empresa. O resultado é que muitos se lançam ao empreendedorismo sem contar com as competências técnicas e emocionais que essa escolha exige.

5. Trocar o contato presencial pela internet 

A geração Y tem uma relação quase umbilical com seus smartphones e computadores. O risco causado por essa proximidade é o isolamento. “Não dá para ter uma interação realmente produtiva com pares e chefes se você passa o tempo todo atrás de uma tela”, afirma Eline.

Por mais difícil que isso pareça, recomenda ela, abandonar a zona de conforto proporcionada pela tecnologia é essencial para evoluir profissionalmente, implementar projetos bem-sucedidos e garantir um bom networking.

6. Não planejar os próximos passos

Viver a carreira no modo “improviso” não é um pecado exclusivo dos jovens, diz a consultora Carla Furtado. Porém, a falta de visão de longo prazo costuma ser mais acentuada no caso deles.

“Por serem muito ansiosos, eles não estudam fatores como o perfil do empregador antes de se candidatar a uma vaga”, afirma. O resultado são mudanças constantes e pouco estratégicas - que desenham uma trajetória fragmentada e incompleta.

7. Acreditar que hierarquia não conta mais

Acostumado à comunicação horizontal proporcionada pelas redes sociais, o jovem tende a minimizar as diferenças entre os níveis de poder. Embora essa distância esteja de fato encolhendo, a maioria dos empregadores ainda enxerga a equipe em camadas.

“No clima de pressão e instabilidade trazido pela crise econômica, é natural que as pessoas se apeguem aos seus cargos”, afirma Eline. “É um momento delicado para subestimar a hierarquia da empresa”.

Fonte: As piores armadilhas de carreira para quem é da geração Y


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes rabalho procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; erros de português profissional erros comuns carreira dicas profissionais governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores trabalho trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário felicidade otivação rescimento profissional ualidade de vida atisfação empregos vagas temporárias recrutar blumenau final do ano atividades calma descanso silêncio vida comportamento emprego informais comentários conversas debates vivemos correndo correria dica; entrevista; emprego; como se comportar; Dia Profissional RH email como escrever emails rotina rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver profissionais crise livre reconhecimento rofissional iramide de maslow sicológico ator motivacional segurança acidentes epidemia morte brasil frio inverno 21 de junho estação meteorologia prefeitura maio amarelo maio transito blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos comportamento; mudança; inovação; melhor; coisas novas Pesquisa Catho anúncios abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe autorrealização maslow jovens armadilhas geração y juventude filhos salário sossego status quo motivação ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad clima organizacional talento atração retenção



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: