Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO


28/09/2015


O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO



O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO

Por que nos levantamos todos os dias para trabalhar? Será que é simplesmente para garantir o salário no final do mês? Ou o que buscamos com nossa dedicação e empenho é sermos reconhecidos por nossas competências, diferenciais e resultados?

De acordo com a Pirâmide de Maslow, criada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, o reconhecimento é uma das principais motivações do ser humano, e está no grupo das nossas Necessidades Psicológicas — sendo representado pelo conjunto de sentimentos relacionados à autoestima.

O reconhecimento pode ser percebido por meio de menções públicas do gestor às qualidades e habilidades do profissional, aumento de salário ou melhoria dos benefícios. Pode ser medido, ainda, pelo desenvolvimento de planos de carreira, oferecimento de processos de Coaching e por meio das oportunidades que lhe são conferidas cada vez que bons resultados são alcançados.

Além disso, o reconhecimento é importante para manter e destacar o esforço e a dedicação do colaborador para a empresa. Isso impulsiona a autoconfiança profissional, eleva a autoestima e ajuda a construir uma visão de futuro dentro da organização.

FEEDBACK –  UMA FORMA EXTRAORDINÁRIA DE RECONHECIMENTO

Embora muitos profissionais ainda acreditem que feedbacks são puxões de orelha, esta é uma das mais poderosas formas de reconhecer um profissional — seja para reafirmar bons comportamentos e resultados, ou para alertar sobre o que ainda pode e precisa ser melhorado.

O líder que está atento a seus colaboradores percebe que esta prática potencializa as relações interpessoais e abre um canal de comunicação mais efetivo, em que os liderados percebem que o gestor presta a devida atenção a seu trabalho e se importa realmente com seu desenvolvimento individual.

Quando realizados de maneira respeitosa e honesta, os feedbacks trazem o reconhecimento dos pontos fortes do colaborador, além dos que precisam de melhoria, ajudando a eliminar determinados gaps que podem prejudicar sua carreira. Este direcionamento é muito importante, pois a ausência deste retorno causa desmotivação e leva a pessoa a acreditar que suas atitudes e comportamentos estão sempre corretos.

O reconhecimento profissional é notadamente um fator motivacional no trabalho, ainda mais quando as âncoras de carreira do colaborador estão baseadas no reconhecimento de suas competências. Se, por exemplo, o objetivo é alcançar promoção e status por meio dos conhecimentos técnicos, funcionais ou administrativos, será considerado essencial ao profissional obter o reconhecimento por isso.

E você, o que te motiva no trabalho? O que te faz ter vontade de estar na sua empresa, oferecer seu empenho e crescer como profissional? Qual a importância de ser reconhecido? Aliás, em que situações você se sente mais ou menos reconhecido? Compartilhe!

Fonte: http://goo.gl/V8ExkK


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes rabalho autorrealização maslow dicas profissionais comportamento Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente trabalho precisamos bem uns outros realizar algo juntos Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; rotina correria rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades profissionais crise livre reconhecimento rofissional iramide de maslow otivação sicológico ator motivacional A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. email como escrever emails ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad aprendizagem rescimento profissional novação rofissional descartado Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver empregos vagas temporárias recrutar blumenau final do ano clima organizacional talento atração retenção profissional motivação linguagem corporal informação pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho sucesso Pesquisa Catho anúncios abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos emprego momentos desligar obrigações distrair tempo distrações sensação nada Não dizendo eliminar atividades recreativas vida preserve reduza fala jovem mercado de trabalho entrevista tv legislativa Blumenau TVL timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores dia do trabalho dia do trabalhador trabalhador datas comemorativas 1 de maio carnaval feriado mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe gestão essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. segurança acidentes epidemia morte brasil horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário filhos salário sossego carreira status quo dica; entrevista; emprego; como se comportar; jovens armadilhas geração y juventude



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: