Blog

Início » Blog » Profissional enferrujado e descartado? Jamais.


06/10/2015


Profissional enferrujado e descartado? Jamais.



Profissional enferrujado e descartado? Jamais.

As exigências da economia global e um cenário intenso de mudanças, caracterizadas por serem incontroláveis, permanentes, aceleradas e imprevisíveis, determinaram o alinhamento de ações estratégicas às decisões relacionadas à Gestão de Pessoas.

Isto requer preparação para enfrentar de modo efetivo tais demandas, com investimentos, relacionados aos mais variados aspectos, e a urgência com relação às mudanças.

Diante do cenário atual do país e do presente desemprego, muitos profissionais, considerados como se estivessem "em fim de linha", passam a ser vistos com um novo olhar.

Fim do antigo paradigma: 40 anos ou mais não significa fim de carreira, o mercado de trabalho está valorizando e se reestruturando para a absorção deste profissional.

Este tema, então, encontra-se em pauta entre os gestores de Recursos Humanos, bem como na referida área de Gestão de Pessoas, que passa a ter que analisar práticas inovadoras, para a absorção destes profissionais, entendidos como diferenciais para as empresas.

Numa economia onde a criação de valor provém basicamente das pessoas, os resultados dos recursos humanos, não é questão de opção, e sim de sobrevivência e mais do que isto de competitividade. O gerenciamento das pessoas e de equipes, nesse contexto de negócios exige foco em resultados, alavanca a produtividade dos colaboradores, à medida que verifica e direciona sua atuação para a missão da empresa. O momento em questão pretende trazer visibilidade na atuação de profissionais que sejam protagonistas em seus respectivos ramos de atividades. Alinhado aos dados do IBGE, que considera o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 74 anos, nos deparamos com uma mão de obra com mais idade, e com aumento de trabalhadores com mais experiência.

Isto significa que profissionais acima de 40 anos representam um núcleo considerável daqueles que são economicamente ativos, e hoje são entendidos como profissionais qualificados e com capacidade de gerar resultados positivos. Um profissional motivado e qualificado tem ainda muitos anos pela frente para colaborar e consequentemente contribuir.

Isto nos remete à importância do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Ou seja, a busca do acúmulo de competências, com formação compatível com a função, atualização, pós-graduação, MBA, aperfeiçoamentos constantes, outras línguas, Inovação, domínio das ferramentas tecnológicas e mídias sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram etc.). As postagens sinalizam a atenção às mudanças na sua área e a procura pela atualização, além de somarem pontos. Neste contexto, então, se reconhece a essência da capacitação dos profissionais, a convicção do investimento nas pessoas alavancando a excelência, elaborando um direcionamento das atividades à sensibilização e ao desenvolvimento.

Manter-se atraente ao mercado, desenvolvendo suas competências e potencialidades, agregado a uma boa rede de relacionamentos. Algumas recomendações são importantes no processo de participação de um Recrutamento e Seleção.

Primeiramente estudar em detalhe a vaga que está disputando, desde o perfil necessário até o salário praticado pelo mercado. Conhecer em profundidade a empresa, isto reforçará o interesse ao mencionar aspectos importantes, por exemplo, relacionados à cultura da instituição.

Relatar situações positivas e que alavancaram resultados, reforçar o comprometimento e destacar que a idade é um diferencial, já que permite a experiência para o enfrentamento de novos desafios e a adaptação a situações de todos os tipos.

Combater o preconceito que pode existir devido à idade: destacar momentos que foram necessários uma postura flexível para atingir objetivos e metas, e mencionar durante a entrevista. Isto ajuda a quebrar o paradigma que "os mais velhos" não se adaptam com facilidade.

Demonstrar que é comprometido com práticas relacionadas à qualidade de vida, e melhor ainda, sabe equilibrar as diversas áreas da vida.

Talvez seja o momento de um novo recomeço e isto pode significar uma importante queda salarial relacionado ao status anterior: aceitar o desafio, mostrar que veio para somar.

Lembrar-se que o mercado procura o profissional capaz de aprender e se manter atualizado, polivalente, poli competente, orientado para a interdisciplinaridade, autodesenvolvimento, para desafios, para aquele que é empreendedor e comprometido com o negócio da empresa.

Fonte: http://goo.gl/RpWvD6


Categoria: Dicas Profissionais
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

Dia Profissional RH linguagem corporal informação pessoas pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho sucesso procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais comportamento Lidar diferenças grande desafio qualquer relacionamento especialmente trabalho precisamos bem uns outros realizar algo juntos Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; empregos vagas temporárias recrutar blumenau final do ano autorrealização maslow dicas profissionais timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores profissional de rh recursos humanos rh dia do profissional de recursos humanos governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores carnaval feriado segurança acidentes epidemia morte brasil aposentadoria escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional carreira dia do trabalho dia do trabalhador trabalhador datas comemorativas 1 de maio erros de português profissional erros comuns mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe email como escrever emails momentos desligar obrigações profissionais distrair tempo distrações sensação nada Não dizendo eliminar atividades recreativas vida preserve reduza comportamento; mudança; inovação; melhor; coisas novas prefeitura maio amarelo maio transito blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau aprendizagem rescimento profissional novação rofissional descartado horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário paixão personalidade decisões futuro profissional trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário reconhecimento rofissional rabalho iramide de maslow otivação sicológico ator motivacional calma descanso silêncio emprego informais comentários conversas debates vivemos correndo correria entrevista dicas dica; entrevista; emprego; como se comportar; rotina rendimento lista coisas a fazer prioridades crise livre jovens armadilhas geração y juventude



HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: