Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » Ansiedade


19/02/2016


Ansiedade



A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como: taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal, cefaleia (dor de cabeça). 


Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um Neurotransmissor chamado Noradrenalina, que é produzido nas suprarrenais, lócus cerúleos e núcleo amigdaloide.




Como compreender a ansiedade?

 


O nosso sistema nervoso central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir da sensação de repouso e de bem estar.
Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado, acontece o estado ansioso. Evolutivamente, faz muito pouco tempo que saímos dos tempos da caverna, onde os perigos de vida e a necessidade de luta eram constantes. 

A excitação do sistema nervoso central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.
O que interpretamos como perigo hoje, transcende e muito o perigo de vida biológico. Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso. Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.


A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível. Este movimento mental, na maioria das vezes, acaba causando uma certa confusão mental, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo, o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso. “Mente acelerada é mente desequilibrada”. 


Este movimento impulsivo de a mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir da sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite, e se o problema não tiver uma solução mental imediata, como o que acontece na maioria dos casos, teremos a chamada ansiedade patológica, que tende a se cronificar e piorar com os anos.

Para ler mais sobre a ansiedade acesse http://www.ansiedade.com.br/ansiedade.html

Fonte: ansiedade.com.br.


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad comportamento; mudança; inovação; melhor; coisas novas aposentadoria trabalho escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional carreira profissional de rh recursos humanos rh dia do profissional de recursos humanos Pesquisa Catho anúncios empregos abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos vagas emprego timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores rotina correria rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades comportamento Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos entrevista frio inverno 21 de junho estação meteorologia profissionais crise livre erros de português profissional erros comuns dicas profissionais prefeitura maio amarelo maio blumenau transito acidentes blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau temporárias recrutar final do ano A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. Dia Profissional RH plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. felicidade rabalho otivação rescimento profissional ualidade de vida atisfação procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais linguagem corporal informação pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho sucesso segurança epidemia morte brasil reconhecimento rofissional iramide de maslow sicológico ator motivacional atividades calma descanso silêncio vida informais comentários conversas debates vivemos correndo governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores aprendizagem novação rofissional descartado mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe fala jovem mercado de trabalho tv legislativa Blumenau TVL gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo clima organizacional talento atração retenção motivação trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: