Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?


22/04/2016


Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?



O fato é que todos nós temos alguém (ou alguéns…) no trabalho que é como uma “pedra no sapato”, uma pessoa de comportamento muito diverso do nosso, com quem as interações facilmente acabam em caras emburradas de ambas as partes.

O que ajuda muito a administrar tais diferenças é reconhecer o nosso estilo comportamental. Isso traz mais clareza sobre os comportamentos dos outros que nos incomodam – e, não menos importante, dos nossos comportamentos que incomodam os outros. Compreender “o que pega” no relacionamento com alguém é o primeiro passo para lidar com as situações e conseguir algum entendimento.

Você gostaria de saber qual é seu estilo comportamental predominante? Então siga com a leitura deste artigo. Descrevo a seguir as características dos quatro fatores da teoria DISC, utilizada para avaliações comportamentais em processos de coaching e recursos humanos. Faremos um exercício de autopercepção com essa teoria, sem o uso do questionário que normalmente se responde para a geração de um perfil completo. Abaixo, verifique com qual dos fatores DISC você mais de identifica:

Dominância – Este fator está ligado à motivação de conquistar objetivos e superar desafios. São suas características ter foco na meta, ser objetivo, dinâmico e pragmático, tomar decisões rápidas, gostar de autonomia, agir com independência, assumir riscos, não perder tempo e ser competitivo.

Influência – Esse fator está ligado à motivação de relacionar-se e ser popular. São suas características ser sociável, extrovertido e informal, ter facilidade para comunicar-se e persuadir, ter otimismo e entusiasmo, colocar as pessoas em primeiro lugar, ser flexível.

Estabilidade – Fator ligado à motivação de ter segurança e manter a estabilidade. São suas características ser prevenido, planejar antes de agir, saber esperar, ser persistente, sentir-se confortável com a rotina, ser prestativo, ter paciência e consideração com as pessoas.

Conformidade – Fator ligado à motivação de fazer as coisas com perfeição. São suas caracteríticas ter atenção a detalhes, ser observador, seguir regras, executar tarefas com qualidade e precisão, profundidade de conhecimento, ter cautela para não errar, ser reservado, introspectivo, racional e analítico.

É possível que você tenha se identificado com caraterísticas pontuais de mais de um fator, pois nosso comportamento é uma combinação dos quatro em graus diferentes. No entanto, deve haver um com o qual você se identificou mais, que é o seu fator predominante. Veja então, clicando nos links abaixo, algumas dicas para facilitar seus relacionamentos.

Autora: Regina Giannetti D. Pereira. Coach, facilitadora e palestrante com foco em gerenciamento da atenção e das emoções, liderança e comunicação interpessoal.

Fonte: reginagiannetti.wordpress.com


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

frio inverno 21 de junho estação meteorologia prefeitura maio amarelo maio blumenau transito acidentes blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau sucesso hábitos profissional dicas profissionais 9 hábitos para manual do sucesso Dia Profissional RH momentos desligar obrigações profissionais distrair tempo distrações sensação nada Não dizendo eliminar atividades recreativas vida preserve reduza linguagem corporal informação pessoas pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho fala jovem mercado de trabalho entrevista tv legislativa Blumenau TVL plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. rotina trabalho correria rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades crise livre horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário carnaval vagas empregos feriado trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário autorrealização maslow filhos salário sossego carreira status quo motivação Pesquisa Catho anúncios abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos emprego paixão personalidade decisões futuro profissional jovens armadilhas geração y juventude erros de português erros comuns A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. gestão essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo dica; entrevista; emprego; como se comportar; profissional de rh recursos humanos rh dia do profissional de recursos humanos segurança epidemia morte brasil comportamento Lidar diferenças grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos aposentadoria escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: