Blog

Início » Blog » Profissional enferrujado e descartado? Jamais.


06/10/2015


Profissional enferrujado e descartado? Jamais.



Profissional enferrujado e descartado? Jamais.

As exigências da economia global e um cenário intenso de mudanças, caracterizadas por serem incontroláveis, permanentes, aceleradas e imprevisíveis, determinaram o alinhamento de ações estratégicas às decisões relacionadas à Gestão de Pessoas.

Isto requer preparação para enfrentar de modo efetivo tais demandas, com investimentos, relacionados aos mais variados aspectos, e a urgência com relação às mudanças.

Diante do cenário atual do país e do presente desemprego, muitos profissionais, considerados como se estivessem "em fim de linha", passam a ser vistos com um novo olhar.

Fim do antigo paradigma: 40 anos ou mais não significa fim de carreira, o mercado de trabalho está valorizando e se reestruturando para a absorção deste profissional.

Este tema, então, encontra-se em pauta entre os gestores de Recursos Humanos, bem como na referida área de Gestão de Pessoas, que passa a ter que analisar práticas inovadoras, para a absorção destes profissionais, entendidos como diferenciais para as empresas.

Numa economia onde a criação de valor provém basicamente das pessoas, os resultados dos recursos humanos, não é questão de opção, e sim de sobrevivência e mais do que isto de competitividade. O gerenciamento das pessoas e de equipes, nesse contexto de negócios exige foco em resultados, alavanca a produtividade dos colaboradores, à medida que verifica e direciona sua atuação para a missão da empresa. O momento em questão pretende trazer visibilidade na atuação de profissionais que sejam protagonistas em seus respectivos ramos de atividades. Alinhado aos dados do IBGE, que considera o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 74 anos, nos deparamos com uma mão de obra com mais idade, e com aumento de trabalhadores com mais experiência.

Isto significa que profissionais acima de 40 anos representam um núcleo considerável daqueles que são economicamente ativos, e hoje são entendidos como profissionais qualificados e com capacidade de gerar resultados positivos. Um profissional motivado e qualificado tem ainda muitos anos pela frente para colaborar e consequentemente contribuir.

Isto nos remete à importância do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Ou seja, a busca do acúmulo de competências, com formação compatível com a função, atualização, pós-graduação, MBA, aperfeiçoamentos constantes, outras línguas, Inovação, domínio das ferramentas tecnológicas e mídias sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram etc.). As postagens sinalizam a atenção às mudanças na sua área e a procura pela atualização, além de somarem pontos. Neste contexto, então, se reconhece a essência da capacitação dos profissionais, a convicção do investimento nas pessoas alavancando a excelência, elaborando um direcionamento das atividades à sensibilização e ao desenvolvimento.

Manter-se atraente ao mercado, desenvolvendo suas competências e potencialidades, agregado a uma boa rede de relacionamentos. Algumas recomendações são importantes no processo de participação de um Recrutamento e Seleção.

Primeiramente estudar em detalhe a vaga que está disputando, desde o perfil necessário até o salário praticado pelo mercado. Conhecer em profundidade a empresa, isto reforçará o interesse ao mencionar aspectos importantes, por exemplo, relacionados à cultura da instituição.

Relatar situações positivas e que alavancaram resultados, reforçar o comprometimento e destacar que a idade é um diferencial, já que permite a experiência para o enfrentamento de novos desafios e a adaptação a situações de todos os tipos.

Combater o preconceito que pode existir devido à idade: destacar momentos que foram necessários uma postura flexível para atingir objetivos e metas, e mencionar durante a entrevista. Isto ajuda a quebrar o paradigma que "os mais velhos" não se adaptam com facilidade.

Demonstrar que é comprometido com práticas relacionadas à qualidade de vida, e melhor ainda, sabe equilibrar as diversas áreas da vida.

Talvez seja o momento de um novo recomeço e isto pode significar uma importante queda salarial relacionado ao status anterior: aceitar o desafio, mostrar que veio para somar.

Lembrar-se que o mercado procura o profissional capaz de aprender e se manter atualizado, polivalente, poli competente, orientado para a interdisciplinaridade, autodesenvolvimento, para desafios, para aquele que é empreendedor e comprometido com o negócio da empresa.

Fonte: http://goo.gl/RpWvD6


Categoria: Dicas Profissionais
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

empregos vagas temporárias recrutar blumenau final do ano trabalho felicidade rabalho otivação rescimento profissional ualidade de vida atisfação rotina correria rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades profissionais crise livre governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores profissional de rh recursos humanos rh dia do profissional de recursos humanos comportamento Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos Pesquisa Catho anúncios abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos emprego Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver dica; entrevista; emprego; como se comportar; aprendizagem novação rofissional descartado entrevista aposentadoria escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional carreira timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores jovens armadilhas geração y juventude Dia Profissional RH paixão personalidade decisões futuro profissional gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo atividades calma descanso silêncio vida informais comentários conversas debates vivemos correndo email dicas profissionais como escrever emails filhos salário sossego status quo motivação confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. segurança acidentes epidemia morte brasil frio inverno 21 de junho estação meteorologia trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais



HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: