Pesquisas revelam que os colaboradores gastam em média de um terço da sua carga horária de trabalho em tarefas pouco relevantes, são reuniões improdutivas, excesso de e-mails, redes sociais e conversas desnecessárias. Um estudo feito pela consultoria de McKinsey, com 1.500 executivos de todo o mundo, mostra que executivos investem apenas 17% de suas horas gerindo e motivando pessoas. Considerando todo esse contexto e com o objetivo de ajudar as lideranças a gerenciarem melhor os processos das equipes, a palestrante e consultora empresarial, Surama Jurdi destaquei 5 pontos chaves para aumentar a produtividade e gerar resultados sustentáveis nos negócios e na carreira dos profissionais:
1 – Escolha as pessoas certas para trabalharem com você
Um dos primeiros pontos a se avaliar quando se está passando por um desafio ou por uma situação de crise é o seu time. Quais são as pessoas que você realmente pode contar? Quem são aqueles que estão comprometidos de verdade com os resultados da empresa? Foque em pessoas competentes e decisivas para o seu negócio, dispostas a suar a camisa pela marca. No entanto, não basta ter pessoas comprometidas, é preciso educá-las dentro dos conceitos da empresa, utilizando estratégias inteligentes, envolvendo os colaboradores e ensinando os processos pelos quais os objetivos serão conquistados.
2 – Desenvolva um planejamento bem direcionado
Saiba qual o resultado que você quer, onde você está, para onde você está levando a equipe e por quais meios vocês irão chegar até lá. Os prazos e as ações que serão realizadas precisam ser comunicados de forma muito clara para que todos saibam exatamente qual o projeto que devem entregar e se envolvam com esse novo cenário.
3 – Acompanhe no detalhe
Acompanhe a sua equipe de perto, avalie o progresso, o cumprimento de cada etapa do planejamento, os resultados e as dificuldades de execução. Apresente soluções e ferramentas adequadas que possam ajudar a sua equipe a trabalhar melhor a cada dia. Uma dica para que os líderes possam fazer esse acompanhamento é a criação de relatórios diários ou semanais e check list das atividades por áreas.
4 – Faça reuniões semanais com as equipes
Converse com a sua equipe e ouça as sugestões para melhorias. Veja o que está funcionando na opinião deles e o que poderia ser realizado de forma mais produtiva imediatamente. Não espere vencer o mês para receber relatórios e concluir que os resultados não foram alcançados, mude as estratégias no dia a dia. Principalmente quando falamos em varejo, onde as mudanças acontecem com uma velocidade muito grande e os líderes precisam acompanhar. É preciso estar atento, porque o que estava valendo ontem, hoje pode não funcionar mais. Nós não podemos mais fazer comparações com o ano ou com o semestre passado, é preciso mensurar os resultados da semana anterior para já fazer diferente na próxima.
5 – Dê feedbacks construtivos
Muitas pessoas confundem o feedback com um momento de “apontar dedos” para as falhas, mas na realidade, o feedback, quando bem direcionado, é momento de alavancar os pontos fortes da equipe, ajudar os profissionais a melhorarem em suas dificuldades e reconhecer competências e realizações. Essa é a oportunidade de elevar a autoestima do seu liderado, ajudando a desenvolver o seu potencial, pois quando o colaborador consegue enxergar o retorno daquilo que ele está fazendo, ele se sente mais capaz e mais autoconfiante. Profissionais com a autoestima elevada são profissionais de resultados, com uma visão ampliada e que fazem acontecer!
Se quisermos, de fato, superar os desafios e gerar lucratividade, não dá mais para perder tempo com agendas pessoais, redes sociais e fofocas de trabalho. O que as empresas precisam hoje, para aumentar a produtividade são lideranças de atitude, que valorizem cada minuto do seu tempo e cuidem da administração do expediente das equipes, uma liderança que faça um supergerenciamento das ações diárias, sempre com foco em resultado sustentável.
Autor: Surama Jurdi é Especialista em excelência em serviços e idealização de treinamentos para equipes de vendas, liderança e atendimento, com mais de 15 títulos de palestras, seminários e workshops nacionais e internacionais. Idealizadora do Seminário “A Magia e os Segredos da Excelência em Serviços”, em parceria com o DISNEY INSTITUTE, em Orlando|EUA. Surama Jurdi é membro da NRF (National Retail Federation), a maior convenção do varejo em Nova Iorque. Presidente da Agape do Brasil | Banco de Palestrantes e da Surama Jurdi | Educação Empresarial.
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/