Para você ter uma ideia, nesses dias recebi um email de um profissional que está buscando uma vaga de emprego e nesse email ele mostra o seu inconformismo especialmente porque ele tem boa formação e é especialista em sua área. “Eu já enviei mais de 20 currículos somente em uma semana, mas infelizmente não tive retorno de nenhum das empresas” disse ele, enquanto demonstrava certo desânimo quanto a possibilidade de ter uma oportunidade em breve. “O que fazer?” perguntava ele. “É preciso ter calma”, eu respondi, “tenha muita calma”. “Continue enviando o seu currículo, sem, no entanto, contar que uma empresa te responda em seguida e te convide para uma entrevista”, terminei.
Se o seu plano é conseguir um aumento ou uma promoção, é bom levar em conta que muitas empresas estão congelando os seus programas de promoção e de aumento de pessoal. Eu soube de casos em que o profissional fez por merecer uma promoção e aumento neste ano, por conta de seus méritos recentes, mas nada a empresa informou que estão congelados todas as promoções e aumentos por conta da situação econômica do país.. Se isso acontecer com você, nada de “causar”, isso só poderá complicar a sua situação junto aos seus superiores.
Se você está sem emprego e tem planos de abrir o seu próprio negócio, em uma franquia ou em uma nova carreira, coaching, por exemplo, e investir nele um recurso que juntou nos últimos tempos, reveja os seus planos. O que temos visto ultimamente são empresas oferecendo grandes benefícios e vantagens a quem quer se tornar um franqueado ou coach, e na verdade, apenas essas empresas, e somente elas é que serão as maiores beneficiadas no negócio. Você pode correr o risco de investir em um negócio que não lhe trará nada mais que desapontamento e prejuízo.
Se o seu projeto é melhorar o seu negócio próprio, considere os investimentos e gastos que terá que fazer. Cautela ao decidir aumentar os seus estoques de produtos, contratar pessoas e ampliar os seus espaço. É melhor esperar um pouco mais para entender quais os rumos que o mercado tomará.
Infelizmente, tanto nesses casos acima como nos assuntos pessoais, é preciso paciência e cautela, essa são as duas melhores recomendações para o momento. É melhor manter o compasso de espera das coisas até que a situação torne-se mais clara.
Autor: Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/