Não deixe as tarefas simplesmente “atropelarem” você na sua rotina diária. De preferência, no dia anterior, organize as atividades que precisará realizar no dia seguinte. Assim, você possuirá uma visão abrangente do que necessitará fazer e, eventualmente, se terá que remanejar alguma tarefa.
A vantagem do planejamento, na gestão de tempo, é que o vendedor pode tomar decisões antecipadas e, assim, não prejudicar o próprio desempenho.
Quem quer fazer tudo de uma só vez, quase sempre, acaba por não fazer nada. Portanto, estabeleça uma escala de prioridade para as suas tarefas.
Por exemplo, é possível criar status como necessário, importante e urgente. O ideal é que, com o planejamento, você consiga reduzir a urgência das atividades. Assim, você diminui, por exemplo, a pressão psicológica porresultados.
Contar só com a mente para organizar seu trabalho pode lhe trazer problemas, afinal, com tantas informações no dia a dia, esquecer-se de uma informação é fácil.
Já pensou deixar de visitar um cliente por causa disso? Logo, procure deixar as atividades diárias escritas em uma agenda, que pode ser de papel ou digital.
Também é possível utilizar aplicativos próprios para gestão do tempo. Seja qual for o suporte escolhido, é recomendável que você faça um checklist das tarefas cumpridas ao longo do dia, assim você tem um controle mais efetivo das atividades.
Você já deve ter ouvido falar em programas de qualidade e de produtividade para empresas, não é mesmo? Pois bem, procure fazer algo parecido na sua própria vida profissional.
Comece com a organização do seu material de trabalho, como aapresentação de venda, folders, cartões de visita, planilhas e outros documentos digitais.
Crie também roteiros para vender, com base na sua experiência com os clientes e prepare-se para dispor de todo o material necessário para fechar o negócio. Assim, você reduz o risco de ser pego de surpresa com a falta de alguma informação importante.
Para aperfeiçoar a sua gestão de tempo, busque durante uma semana ou mais, conforme o caso, monitorar quantos minutos ou horas você gasta para realizar cada tarefa da sua rotina diária.
Controle, por exemplo, o tempo que de fato utiliza na venda ou na presença do cliente e o tempo para deslocamento ou de espera em recepções, por exemplo.
Faça ainda um controle de atendimento para cada contato e anote isso junto às demais informações colocadas na sua planilha ou num sistema CRM. Assim, você pode monitorar quanto tempo leva para ligar para cada contato e, assim, controlar mais efetivamente a sua produtividade.
Além disso, o que mais você faz para sua gestão de tempo? Compartilhe sua experiência nos comentários aqui do blog. Participe!
Escrito por
Gustavo Paulillo
Fonte: agendor.com.br