O fato é que todos nós temos alguém (ou alguéns…) no trabalho que é como uma “pedra no sapato”, uma pessoa de comportamento muito diverso do nosso, com quem as interações facilmente acabam em caras emburradas de ambas as partes.
O que ajuda muito a administrar tais diferenças é reconhecer o nosso estilo comportamental. Isso traz mais clareza sobre os comportamentos dos outros que nos incomodam – e, não menos importante, dos nossos comportamentos que incomodam os outros. Compreender “o que pega” no relacionamento com alguém é o primeiro passo para lidar com as situações e conseguir algum entendimento.
Você gostaria de saber qual é seu estilo comportamental predominante? Então siga com a leitura deste artigo. Descrevo a seguir as características dos quatro fatores da teoria DISC, utilizada para avaliações comportamentais em processos de coaching e recursos humanos. Faremos um exercício de autopercepção com essa teoria, sem o uso do questionário que normalmente se responde para a geração de um perfil completo. Abaixo, verifique com qual dos fatores DISC você mais de identifica:
Dominância – Este fator está ligado à motivação de conquistar objetivos e superar desafios. São suas características ter foco na meta, ser objetivo, dinâmico e pragmático, tomar decisões rápidas, gostar de autonomia, agir com independência, assumir riscos, não perder tempo e ser competitivo.
Influência – Esse fator está ligado à motivação de relacionar-se e ser popular. São suas características ser sociável, extrovertido e informal, ter facilidade para comunicar-se e persuadir, ter otimismo e entusiasmo, colocar as pessoas em primeiro lugar, ser flexível.
Estabilidade – Fator ligado à motivação de ter segurança e manter a estabilidade. São suas características ser prevenido, planejar antes de agir, saber esperar, ser persistente, sentir-se confortável com a rotina, ser prestativo, ter paciência e consideração com as pessoas.
Conformidade – Fator ligado à motivação de fazer as coisas com perfeição. São suas caracteríticas ter atenção a detalhes, ser observador, seguir regras, executar tarefas com qualidade e precisão, profundidade de conhecimento, ter cautela para não errar, ser reservado, introspectivo, racional e analítico.
É possível que você tenha se identificado com caraterísticas pontuais de mais de um fator, pois nosso comportamento é uma combinação dos quatro em graus diferentes. No entanto, deve haver um com o qual você se identificou mais, que é o seu fator predominante. Veja então, clicando nos links abaixo, algumas dicas para facilitar seus relacionamentos.
Autora: Regina Giannetti D. Pereira. Coach, facilitadora e palestrante com foco em gerenciamento da atenção e das emoções, liderança e comunicação interpessoal.
Fonte: reginagiannetti.wordpress.com