Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?


22/04/2016


Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?



O fato é que todos nós temos alguém (ou alguéns…) no trabalho que é como uma “pedra no sapato”, uma pessoa de comportamento muito diverso do nosso, com quem as interações facilmente acabam em caras emburradas de ambas as partes.

O que ajuda muito a administrar tais diferenças é reconhecer o nosso estilo comportamental. Isso traz mais clareza sobre os comportamentos dos outros que nos incomodam – e, não menos importante, dos nossos comportamentos que incomodam os outros. Compreender “o que pega” no relacionamento com alguém é o primeiro passo para lidar com as situações e conseguir algum entendimento.

Você gostaria de saber qual é seu estilo comportamental predominante? Então siga com a leitura deste artigo. Descrevo a seguir as características dos quatro fatores da teoria DISC, utilizada para avaliações comportamentais em processos de coaching e recursos humanos. Faremos um exercício de autopercepção com essa teoria, sem o uso do questionário que normalmente se responde para a geração de um perfil completo. Abaixo, verifique com qual dos fatores DISC você mais de identifica:

Dominância – Este fator está ligado à motivação de conquistar objetivos e superar desafios. São suas características ter foco na meta, ser objetivo, dinâmico e pragmático, tomar decisões rápidas, gostar de autonomia, agir com independência, assumir riscos, não perder tempo e ser competitivo.

Influência – Esse fator está ligado à motivação de relacionar-se e ser popular. São suas características ser sociável, extrovertido e informal, ter facilidade para comunicar-se e persuadir, ter otimismo e entusiasmo, colocar as pessoas em primeiro lugar, ser flexível.

Estabilidade – Fator ligado à motivação de ter segurança e manter a estabilidade. São suas características ser prevenido, planejar antes de agir, saber esperar, ser persistente, sentir-se confortável com a rotina, ser prestativo, ter paciência e consideração com as pessoas.

Conformidade – Fator ligado à motivação de fazer as coisas com perfeição. São suas caracteríticas ter atenção a detalhes, ser observador, seguir regras, executar tarefas com qualidade e precisão, profundidade de conhecimento, ter cautela para não errar, ser reservado, introspectivo, racional e analítico.

É possível que você tenha se identificado com caraterísticas pontuais de mais de um fator, pois nosso comportamento é uma combinação dos quatro em graus diferentes. No entanto, deve haver um com o qual você se identificou mais, que é o seu fator predominante. Veja então, clicando nos links abaixo, algumas dicas para facilitar seus relacionamentos.

Autora: Regina Giannetti D. Pereira. Coach, facilitadora e palestrante com foco em gerenciamento da atenção e das emoções, liderança e comunicação interpessoal.

Fonte: reginagiannetti.wordpress.com


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver sucesso hábitos profissional dicas profissionais 9 hábitos para manual do sucesso atividades calma descanso silêncio vida comportamento emprego vagas informais comentários conversas debates vivemos correndo correria reconhecimento rofissional rabalho iramide de maslow otivação sicológico ator motivacional clima organizacional talento atração retenção motivação prefeitura maio amarelo maio blumenau transito acidentes blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau aprendizagem rescimento profissional novação rofissional descartado jovens carreira armadilhas geração y juventude autorrealização maslow confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes trabalho segurança epidemia morte brasil governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores paixão personalidade decisões futuro profissional felicidade ualidade de vida atisfação A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. fala jovem mercado de trabalho entrevista tv legislativa Blumenau TVL dica; entrevista; emprego; como se comportar; ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato frio inverno 21 de junho estação meteorologia Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; momentos desligar obrigações profissionais distrair tempo distrações sensação nada Não dizendo eliminar recreativas preserve reduza procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores filhos salário sossego status quo dicas trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário dia do trabalho dia do trabalhador trabalhador datas comemorativas 1 de maio Dia Profissional RH empregos temporárias recrutar final do ano



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: