28/08/2015
Quando e como colocar trabalhos voluntários no currÃculo?
Quando e como colocar trabalhos voluntários no currÃculo?
Elaborar um currÃculo pode ser um desafio para quem está em busca do primeiro emprego. Dúvidas e incertezas existem, porém, saiba que é possÃvel reaproveitar diversas experiências, como estágios e serviços voluntários para dar um upgrade no seu currÃculo!
Motivos para inserir o trabalho voluntário no currÃculo
Partindo do princÃpio que o currÃculo é o cartão de visita e a forma mais importante para apresentar o seu perfil aos recrutadores, o jovem que deseja encontrar um bom emprego deve ter alguma experiência para colocar nele. Esta experiência pode ser um trabalho voluntário realizado.
Motivos para colocar o trabalho voluntário no currÃculo:
- Ele enriquece o currÃculo do jovem.
- Ajuda a demonstrar em quais atividades ele tem experiência.
- As empresas buscam por profissionais que amam a sua profissão e que estão dispostos a prestar serviço como voluntário, fora do expediente.
- Transmite a imagem que dinheiro não é tudo e reforça a força de vontade do jovem.
- O trabalho voluntário costuma ser visto com bons olhos pelo recrutador.
- Papéis de liderança podem ser incluÃdos no currÃculo, beneficiando o candidato.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter um diferencial no currÃculo ajuda a ganhar destaque. Porém, cuidado ao elaborar o seu currÃculo! Dependendo do tipo de currÃculo você pode inserir essas informações em uma seção especial, com todos os trabalhos voluntários ou, se você ficou fora do mercado por um tempo e pretende voltar, coloque essas informações junto com as experiências profissionais remuneradas, descrevendo as habilidades utilizas e os resultados obtidos.
O que evitar no currÃculo em relação ao trabalho voluntário
Desenvolver algum tipo de serviço voluntário, seja no laboratório da faculdade, dentro de uma instituição social ou até dentro empresas privadas, é uma atividade que pode contar como uma experiência e ser um diferencial na hora de concorrer à vaga. Porém, como nunca sabemos quem é que vai estar do outro lado lendo o currÃculo, evite: - Citar trabalhos em organizações religiosas ou partidos polÃticos, que possam gerar polêmica e ir contra à s crenças da empresa que está contratando. O objetivo é que o trabalho voluntário ajude e não atrapalhe, por isso, não corra esse risco.
- Outro cuidado é quanto às experiências adquiridas em empresas familiares. Se a função realmente tiver alguma coisa a acrescentar à oportunidade que você está almejando, coloque, porém, observe se não irá transmitir uma informação negativa, incluindo favorecimento e acomodação.
Fonte:
http://blog.sucessoclub.com.br/trabalhos-voluntarios-curriculo/#
Categoria: Dicas Profissionais
0 Comentário(s)
Comentários
Enviar Comentário